TURISMO: TOORO NAGASHI DE REGISTRO

0
176

 

Cidade do interior de São Paulo recebe, nos dias 01 e 02 de novembro, mais uma edição do evento que homenageia os antepassados

Redação / Fotos Wagner Assanuma e Dalmo Zacarias

tooro-nagashi-5

31 O evento, tradicional em várias regiões do Japão, é uma cerimônia em homenagem aos mortos, onde seus participantes soltam barquinhos contendo velas acesas e os nomes dos antepassados falecidos. No Brasil, a cidade de Registro, no interior de São Paulo, é pioneira na celebração do Tooro Nagashi, realizada nos dois primeiros dias de novembro, por ocasião do Dia dos Finados.

 O Tooro Nagashi é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo de Registro) e Nichirenshu Emyoji, tem apoio da Associação Cultural Esportiva de Registro (ACER), Amavales, Sesc, Autopista Régis Bittencourt e Prefeitura Municipal de Registro. A celebração integra ainda o calendário turístico da cidade e do Estado de São Paulo.

 Com uma programação que se estende por dois dias, o Tooro Nagashi tem início no dia 1 de novembro, às 9h, com uma cerimônia Inter-religiosa, no Monumento das Almas, no Cemitério da Saudade. Atualmente, a cerimônia conta com a participação de adeptos de várias religiões como Nichirenshu, Templo Budista Nishi Honganji de Registro, Igreja Católica, Seicho-no-iê, Igreja Episcopal, Igreja Messiânica, Omotoyo e Sokagakki.

 Ao longo do dia 01 e 02, diversas atrações entretém público como apresentações de Danças de Minyo Yamato-Kai, wadaiko, Bon Odori e Matsuri Dance. O evento também conta com uma área de alimentação com pratos típicos da culinária asiática.

 Contudo, as atrações mais aguardadas começam no final do dia 02, com a Cerimônia de Purificação das Águas do Rio Ribeira de Iguape, um Ato Inter-Religioso para as Almas dos Antepassados, e finalmente o Tooro Nagashi, a soltura dos barcos.

 Neste ano serão colocados cerca de 2 mil tooros nas águas do rio. Durante o Tooro os barquinhos são colocados na água um a um, colorindo todo o rio. A escuridão das águas reflete as luzes dos barquinhos, levando as almas dos antepassados. No céu, os fogos de artifício iluminam a noite, proporcionando uma paisagem de sonhos que emociona o público presente.

 Os Tooros são confeccionados com madeira e papel colorido. A montagem é feita por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Registro e do Apoio ao Menor Esperança (AME). Os Tooros podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo de Registro. Cada Tooro custa R$ 15,00.

Informações

62º Tooro Nagashi de Registro

Quando: 01 e 02 de novembro

Onde: Praça Beira Rio – Centro – Registro

Tel.: 13. 3822-4144 / 3822-2865

acnbrgt@uol.com.br

www.bunkyoregistro.com.br