Talento reconhecido

0
10

Por sua contribuição a capital paulista, Yasunori Yonamine, o professor de Karatê mais graduado da América Latina, recebe homenagem

Fotos  Ricardo Macimiano 

Ele começou a praticar karatê com os amigos, ainda em Okinawa, aos 14 anos. Em terras brasileiras, embora trabalhando arduamente, uma vez que era o único a sustentar uma família com sete irmãos mais novos, sempre treinava. Era nos fundos da casa, onde Yasunori Yonamine aperfeiçoava os ensinamentos da ilha okinawana e por consequência, veio a ser considerado um dos melhores professores do estilo goju-ryu do mundo.

Tamanha dedicação e a constante prática que perdura até hoje, com 70 anos de idade, o levaram ao mais alto grau da modalidade e o único da América Latina a conquistar tal título. No dia 25 de janeiro, Yonamine Sensei recebia a graduação de Hanshi – 10º Dan, das mãos do Sensei Shiguetoshi Senaha, amigo e mestre do mesmo nível, que veio do Japão, especialmente para a ocasião. “Ele é o único okinawano que saiu de sua terra-natal e semeou o okinawa goju-ryu em diversos países e continua praticando sem perder a técnica, a dedicação e a sabedoria”, afirmou Senaha.

Além de receber tal congratulação, foi outorgado ainda ao mestre do karate o Título de Cidadão Paulistano, por iniciativa do vereador Ushitaro Kamia. “Ao treinar e lecionar esta modalidade, Yonamine Sensei contribuiu no desenvolvimento de jovens, que em cada golpe, aprendiam também valores e bons princípios. Formou centenas de faixas pretas, que integraram a Seleção Brasileira, inclusive, seus filhos e netos, para seu orgulho; arbitrou nos principais campeonatos, além de ser o único a ser convidado pelo governo japonês a palestrar onde nasceu o karate”, pontuou o vereador Kamia, justificando concessão deste reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo.

Mesmo com a postura séria e o traje formal, o Professor não escondia a emoção e principalmente, por ter a seu lado, sua esposa, Helena Yonamine, suas filhas, Hatsumi, Yumi, Naomi e Yuka, e o seu filho, Kunihiko, além de netos, ex-atletas, colegas, amigos e familiares. “Estou muito feliz e emocionado com esta homenagem, que através do vereador Kamia, tornou-me Cidadão Paulistano. Aliás, triplamente feliz, pelo hanshi 10º Dan, o Título e tudo isso acontecendo no dia do aniversário de São Paulo”, discorreu o grande homenageado, Yasunori Yonamine.