“Semana da Cultura de Paz” premia alunos da rede pública de ensino

0
36

Projeto desenvolvido por ONG já alcançou 22 mil crianças no município de São Paulo. Cônsul do Japão participa da festa de encerramento.

Fotos Divulgação

O CEU Vila Formosa será palco, no diia 29 de outubro, a partir das 10 horas, da premiação dos alunos e alunas que participaram da “Semana da Cultura de Paz”, campanha criada pelo Movimento de Paz e Justiça Ives Ota, ONG que tem como objetivo acolher vítimas de violência urbana e promover ações sócio-educativas.

“Premiamos os alunos cujas redações se destacaram pelo conteúdo e fazemos uma sessão de autógrafos do livro que leva o nome do nosso projeto”, explica Margareth Kayo, coordenadora da ONG. A festa também conta com a participação da Turma da Mônica e este ano, terá a participação especial do Consul-Geral do Japão, Takahiro Nakamae.

“Ofereci aos alunos práticas para lidar com a indisciplina, sobretudo do ponto de vista da prevenção. No Japão, os alunos trazem para a sala de aula frustrações geradas em seus lares, protagonizando situações de violência”, explica o Cônsul, que participou com uma palestra aos alunos da Escola Estadual Madre Paulina, no Itaim Paulista.

A Semana da Cultura de Paz propõe a conscientização das necessidades fundamentais da criança para o seu crescimento pessoal. Resgata gestos simples como o “por favor” e o “muito obrigado” nas relações sociais e expõe as crianças aos cinco desejos básicos: ser elogiado e reconhecido, ser útil, ser amado e ser livre.

Maurício de Sousa

Na festa de encerramento, dez mil livros serão distribuídos com os trabalhos dos alunos sobre o tema da Semana da Cultura de Paz, cuja capa foi elaborada pelos estúdios Maurício de Sousa. “A Semana da Cultura de Paz é um sucesso. O trabalho que o Movimento Ives Ota vem fazendo é muito importante”, elogia Mauricio de Sousa.

A festa de encerramento ocorre em 29 de outubro no CEU Vila Formosa, na Avenida Sargento Claudiner Evaristo Dias, s/n, a partir das 10 horas.

Sobre a Semana da Cultura de Paz

Criada pela ONG Movimento de Paz e Justiça Ives Ota, a Semana da Cultura de Paz é um projeto voluntário que ocorre em 40 escolas da rede pública e privada de ensino de São Paulo desde 2012, propondo ações com práticas lúdicas que desarmam as mentes das crianças, promovendo a redução da violência.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRevista OK 105
Próximo artigoOPINIÃO: RECADO DAS URNAS