OKINAWA: EMOÇÃO NOS PALCOS

0
95

Celebração de 90 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil encanta público na Sala São Paulo

Texto: Redação / Imagens: Aldo Shiguti – Jornal Nippak

okinawa-2

 Uma das entidades de províncias mais atuantes no País, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil comemorou com pompa o 90º aniversário de fundação. No dia 3 de setembro, um espetáculo realizado na Sala São Paulo emocionou centenas de pessoas, além de relembrar toda a tradição da ilha ao sul do Japão.

 Denominado “Noite das Artes de Ryukyu”, o evento teve como grande destaque as danças tradicionais. Produzido por Satoru Saito com supervisão de Nayoshi Chinen, foram cerca de 100 dançarinos selecionados entre mais de 300 artistas das 44 subsedes da associação espalhadas pelo Brasil, que contaram a história de Okinawa através da dança. Toda a perfeição dos movimentos sincronizados com a música encantou os presentes. Também, pudera: foram meses de ensaios e reuniões de planejamento para que tudo saísse “conforme manda o figurino”.

 Para os organizadores, o sentimento foi de “encantamento”. Segundo o presidente da associação, Eiki Shimabukuro, a concretização do evento coroou as comemorações. “Tenho a convicção de que os presentes no espetáculo ficaram emocionados com as belíssimas apresentações. Procuramos expressar toda a alegria e a beleza da cultura okinawana, propondo um evento tradicional e moderno. Sem contar o local, pois a Sala São Paulo é palco de inúmeras apresentações internacionais. Foi uma grande honra poder realizar esta apresentação”, conta.