Morre Zuza Homem de Mello, aos 87 anos

Morre Zuza Homem de Mello, aos 87 anos

Zuza Homem de Mello (Crédito: Laura Liuzzi/Instituto Moreira Salles)

Morreu em São Paulo no último domingo (4/10) o jornalista, escritor e crítico musical Zuza Homem de Mello, aos 87 anos, vítima de um infarto. Segundo familiares, ele morreu enquanto dormia em seu apartamento, no bairro paulistano de Pinheiros.

Especialista em música, especialmente MPB, Zuza iniciou a carreira no jornalismo em 1956, assinando colunas sobre música nos jornais Folha da Noite e Folha da Manhã. Entre 1957 e 1958, estudou música nos Estados Unidos.

De volta ao Brasil em 1959, foi para a Record TV, onde permaneceu por cerca de dez anos trabalhando como engenheiro de som nos programas de MPB e festivais, além de atuar como booker na contratação de astros internacionais.

Entre 1977 e 1988, fez críticas de música popular para o jornal O Estado de S. Paulo e outras publicações no Brasil e no exterior. Em 1997, Zuza coordenou a Enciclopédia da Música Brasileira. Desde 2018, ocupava a cadeira 17 da Academia Paulista de Letras.

Em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), Zuza apresentava o programa Playlist do Zuza na Rádio Batuta. Foram 157 episódios até 20 de março deste ano. Por causa da pandemia de coronavírus, as gravações foram suspensas.

Ele também apresentou e produziu a série Duke por Zuza, em que comentava gravações de Duke Ellington. Em nota, o IMS escreveu que “procurará sempre encontrar formas de transmitir a sabedoria, o exemplo, a vida e o legado que ele nos deixa”.



Fonte: Portal dos Jornalistas

Deixe uma resposta