IBGE divulga atualização dos nomes dos municípios do país

IBGE divulga atualização dos nomes dos municípios do país

As Alterações dos Topônimos (nomes) dos municípios em sua versão 2019 traz as seis mudanças mais recentes e todas as anteriores. A tabela com as mudanças pode ser acessada aqui.

O IBGE divulga hoje a atualização da lista com as alterações dos Topônimos Legais dos Municípios Brasileiros. Trata-se dos nomes próprios dos municípios, atualizados periodicamente no banco de estruturas territoriais do Instituto.

A versão atual traz seis atualizações ocorridas no ano de 2019 até janeiro de 2020. A relação se encontra em formato de planilha excel e ainda apresenta as 121 alterações anteriores, contendo o nome anterior do município, o nome atual, o motivo da alteração e data em que a denominação foi alterada no cadastro do IBGE.

Os municípios que tiveram os nomes atualizados foram: Ereré (CE), Tabocão (TO), São Tomé das Letras (MG), Campo Grande (RN), Chavantes (SP) e Dona Euzébia (MG).

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura local, ao remeter a um fato ou pessoa de relevância durante o processo de ocupação, ou então ao retratar o sentimento de pertencimento e identidade com o território.

As novas denominações passam a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE, tais como: os Mapas Municipais das Estimativas Populacionais, Base Cartográfica Contínua da Unidade da Federação, Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – BCIM, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), IBGE Cidades, Brasil em Números, Anuário Estatístico, além do SIDRA.

Fonte: IBGE – Agência de Notícias

Deixe uma resposta