Japoneses premiados no Guia Michelin

0
50

Com o objetivo de selecionar os melhores restaurantes e hotéis, a Michelin lançou a 3ª edição do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2017. A seleção traz 19 restaurantes estrelados e 33 restaurantes Bib Gourmand, categoria que seleciona estabelecimentos por sua relação qualidade/preço e que oferecem um menu completo por, no máximo, R$ 90. Desses, sete são japoneses, uma prova que a culinária japonesa no Brasil é de alto nível e continua surpreendendo e empolgando os inspetores do guia.

“A cada ano, nossos inspetores são surpreendidos pela evolução da cena gastronômica do Rio de Janeiro e de São Paulo, que está em constante movimento e cuja oferta está evoluindo muito rapidamente”, ressalta o diretor internacional dos guias Michelin, Michael Ellis.

Os inspetores do Guia testam os mais variados estilos de cozinha. Sempre anônimos, se comportam como clientes comuns, pagam suas contas, e avaliam cada prato com base em cinco critérios: a qualidade dos produtos utilizados; a personalidade da cozinha; a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores; a relação qualidade-preço; e a regularidade.
O único restaurante que conquistou duas estrelas foi o paulistano D.O.M., do renomado chef Alex Atala, que mantém a classifciação desde o início da publicação do Guia no Brasil, em 2015. A cotação máxima de três estrelas, que indica um restaurante pelo qual vale viajar, não foi alcançada por nenhuma casa brasileira.

Sobre o Guia

Em 1900, os irmãos fabricantes de pneus André e Edouard Michelin resolveram criar o Guia para ajudar os motoristas a encontrarem bons restaurantes pelas estradas. Com o tempo, a publicação virou referência e ganhou prestígio em todo o mundo. Atualmente, a seleção é composta por 29 guias, que cobrem 28 países em quatro continentes e reúnem mais de 45 mil estabelecimentos.
O Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2017 está disponível gratuitamente nas plataformas digitais (iOS e Android) e à venda na versão impressa, em inglês e português.
A seguir, conheça os restaurantes japoneses que se destacaram no Guia Michelin 2017, em São Paulo

Huto Restaurante

Fábio Honda está no comando da casa em Moema, que está presente com uma estrela no Guia Michelin desde a primeira edição, em 2015. Inaugurado em 2007, o Huto une informalidade e requinte a uma gastronomia diferenciada, com a fusão de ingredientes clássicos com técnicas atuais. Além dos pratos à la carte é possível escolher entre três tipos de menu degustação.

 

Informações:
Avenida Jandira, 677 – Moema
Tel.: 11. 5052-6804
www.hutorestaurante.com.br

Kan Suke

A casa, comandada pelo chef Keisuke Egashira, manteve a estrela Michelin em 2017. Localizado no Paraíso, o Kan Suke oferece um cardápio de sushi e pratos quentes tradicionais japoneses. As receitas também podem ser provadas em duas opções de menu degustação. Há ainda a opção de almoço executivo, inclusive, aos sábados.

Informações:
Rua Manoel da Nóbrega, 76 – Galeria Ouro Branco – Paraíso
Tel.: 11. 3266-3819

Jun Sakamoto

O restaurante se destaca pelo clima de exclusividade. No comando da casa está o badalado chef Jun Sakamoto. A cada noite, sempre com reserva, apenas oito pessoas são atendidas no balcão pelo próprio Sakamoto. O menu degustação inclui dezesseis peças de sushi, dois pratos quentes e uma sobremesa.

Informações:
Rua Lisboa, 55 – Pinheiros
Tel.: 11. 3088-6019

 

Kinoshita

Com ambiente requintado, projeto do arquiteto Naoki Otake, o restaurante apresenta a kappo cozinha, a alta cozinha japonesa. No comando da casa está o aclamado chef Tsuyoshi Murakami. Além das opções à la carte, é possível saborear o menu degustação que tem duas opções de sequência.

Informações:
Rua Jaques Félix, 405 – Vila Nova Conceição
Tel.: 11. 3846-7327
www.restaurantekinoshita.com.br

Kosushi

Aberto há 29 anos, o Kosushi tem ambiente moderno e descolado, assinado pelo arquiteto Arhtur Casas. E está presente com uma estrela no Guia Michelin desde a primeira edição, em 2015. O cardápio da casa segue a linha tradicional da culinária japonesa com criações consagradas do chef George Koshoji e novidades sazonais.

Informações:
Rua Viradouro, 139 – Itaim Bibi
Tel.: 11. 3167-7272
www.koshushi.com.br

Bib Gourmand
NiAYA

A casa é comandada pelo chef Juraci Pereira, que também está a frente do Aya Japanese Cuisine. Com salão moderno, o restaurante oferece combinados, temakis feitos direto na mesa dos clientes e menu degustação com sashimi, sushi, prato quente e sobremesa.

Informações:
Rua Joaquim Antunes, 224 – Jardim Paulistano
Tel.: 11. 3081-2420

 

Miya

Instalado num sobrado em Pinheiros, o Miya tem ambiente rústico e acolhedor. No comando do restaurante está o sorridente chef Flávio Miyamura, que traz para o público uma cozinha autoral e sofisticada sob influência asiática e europeia, e receitas com forte identidade em sabor, técnica e estética.

Informações:
Rua Fradique Coutinho, 47 – Pinheiros
Tel.: 11. 2359-8760
www.restaurantemiya.com.br