JAPAN HOUSE SÃO PAULO :: PROGRAMAÇÃO AGOSTO

0
87

Com participação no Design Weekend e na Virada Sustentável 2018, o mês de agosto segue repleto de atividades, com programação educativa e visitas guiadas em torno da exposição Aromas e Sabores, palestra sobre literatura japonesa equarta sessão do ciclo Chawan Project

São Paulo, agosto de 2018 – Com visitas guiadas especiais desvendando a arquitetura da JAPAN HOUSE São Paulo para oDesign Weekend e atividades sobre agricultura urbana para a Virada Sustentável 2018, o mês de agosto segue agitado no centro cultural com atividades que incluem também programação educativa e visitas guiadas em torno da exposição Aromas e Sabores, palestra única sobre o escritor japonês Yukio Mishima e mais uma sessão do projeto Chawan Project. Confira os detalhes:

+ Desvende os cheiros e sabores da cultura japonesa: EXPOSIÇÃO AROMAS E SABORES + VISITAS GUIADAS E PALESTRA

Em cartaz até setembro, a exposição Aromas e Sabores propõe um passeio pela diversidade de cheiros e sabores da cultura japonesa pelo viés sensorial. Os visitantes são convidados a reconhecer ou descobrir o sabor do wasabi e do shoyu, além de sentir a fragrância das sakuras, a árvore das cerejeiras. A casa proporciona ao público visitas guiadas que acontecem às terças e sextas-feiras às 11h, 15h30 e 19h30 e não precisam de agendamento prévio.

Aprofundando as questões trazidas pela exposição Aromas e Sabores, no dia 08 de agosto, às 19h, acontecerá a palestra“Uma Viagem Olfativa pelo Japão”, ministrada pela dupla Sandra Casagrande e João Rodolfo Queiroz, representantes da multinacional japonesa de perfumaria Takasago. A atividade se propõe a desmistificar a produção fragrâncias e todas as etapas que as envolvem com enfoque nos cheiros e elementos típicos da cultura japonesa.

+ Conheça mais da literatura nipônica: PALESTRA SOBRE O ROMANCISTA YUKIO MISHIMA

Como forma de destacar a literatura nipônica moderna – outra importante vertente do Japão -, dia 22 de agosto, às 19h, o centro cultural recebe a palestra “Yukio Mishima – O Kabuki, a Era Meji e o Brasil”, ministrada pela doutora em literatura Makiko Kitani, professora da Universidade Doshisha (Japão). A sessão única, será como um tributo à altura da importância de Mishima, escritor de romances, poemas, ensaios, peças teatrais, ator e também correspondente do tradicional jornal Asahi com passagens por São Paulo e Rio de Janeiro. Oportunidade única para o público brasileiro descobrir ou revisitar este personagem polêmico, ao mesmo tempo amado e odiado por muitos.

+ Entenda a filosofia por trás da milenar arte japonesa da cerâmica: CHAWAN PROJECT

Já no dia 23 de agosto, às 19h, será realizada a quarta sessão do ciclo Chawan Project, sob a curadoria da renomada ceramista Hideko Honma. Neste dia, o mestre japonês Akinori Nakatani apresenta reflexões sobre a arte do chawan, além de comentar sobre sua trajetória no Brasil, iniciada em 1974, e técnicas especiais de trabalho. Em japonês, a palavra chawan significa “existe todo um universo” que no ocidente é reduzido por tigela, mas guarda uma tradição milenar.

+ Aprenda sobre sustentabilidade: ATIVIDADES ESPECIAIS PARA A VIRADA SUSTENTÁVEL 2018

Como parte da Virada Sustentável 2018, a JAPAN HOUSE São Paulo abre a casa para conectar as pessoas da cidade à terra, por meio da conscientização ambiental e da adoção de práticas sustentáveis. Para tanto, no dia 25 de agosto, às 11h, acontece“Semeando a sustentabilidade na Cidade” atividade prática que ensina a conhecida técnica das “bolas de semente”, difundida por Fukuoka. Em 26 de agosto, das 12h às 16h, ocorre o “Circuito Interativo – Viva o Ciclo Vivo na Cidade”, palestra que aborda o ciclo natural do alimento. Ambas as atividades ministradas por Roberta Mourão e Carolina Hanashiro.

+ Descubra a arquitetura da JAPAN HOUSE São Paulo: ARQUITETOS CONTAM DETALHES DO PROJETO DURANTE A DW! São Paulo Design Weekend

Pela primeira vez o centro cultural integra o calendário da DW! São Paulo Design Weekend (maior festival urbano de design da América Latina), que acontece de 29 de agosto a 02 de setembro. A casa destaca seu arrojado projeto arquitetônico, idealizado pelo consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, por meio de visitas guiadas nos dias 30/08 (às 19h) e 31/08 (às 10h), conduzidas por arquitetos envolvidos na equipe de concepção do espaço: Hayato Fujii, gerente de projetos do Kengo Kuma & Associates; e Lourenço Gimenes, sócio fundador do FGMF Arquitetos.

Exposição Aromas e Sabores
De 05 de junho 30 de setembro de 2018
Visitas Guiadas: Às terças e sextas-feiras às 11h, 15h30 e 19h30

Palestra “Uma Viagem Olfativa pelo Japão”
Data: 08 de agosto de 2018
Horários: 19h
Faixa etária: Atividade livre para todas faixas etárias
As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção

Palestra “Yukio Mishima – O Kabuki, a Era Meji e o Brasil”
Data: 22 de agosto de 2018
Horários: 19h
Faixa etária: Atividade livre para todas faixas etárias
As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção

CHAWAN PROJECT 2018 // 4º encontro
Data: 23 de agosto de 2018
Horário: das 19h às 20h
As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção

Palestra e atividade “Semeando a sustentabilidade na Cidade”
Data: 25 de agosto de 2018
Horários: 11h
Faixa etária: Atividade livre para todas faixas etárias
As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção

“Circuito Interativo – Viva o Ciclo Vivo na Cidade”
Data: 26 de agosto de 2018
Horários: 12h às 16h
Faixa etária: Atividade livre para todas faixas etárias
As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção

JAPAN HOUSE São Paulo no DW! São Paulo Design Weekend
Dia 30 de agosto de 2018, às 19h
Dia 31 de agosto de 2018, às 10h
Duração do evento: 1h
Classificação Etária: Livre
Retirada de senhas uma hora antes na recepção do centro cultural

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no: www.facebook.com/JapanHouseSP/

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (soft opening em dezembro de 2017) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.