COMUNIDADE: DE KOCHI PARA SÃO PAULO

0
24

 5º To-Sa Matsuri traz para o Parque da Água Branca o melhor das tradições e cultura da Província japonesa

Fotos Divulgação

38-2

 Em sua 5ª edição, o To-Sa Matsuri, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, traz para a capital paulista, especificamente, para o Parque da Água Branca, a cultura, tradições, música e danças típicas do Japão, em especial, da Província de Kochi, em uma festa cheia de cor e ritmos que atrai visitantes de todo o estado.

 Organizado pelo Departamento de Jovens (Seinenkai) da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, com a colaboração de outros tantos voluntários, o evento é considerado o segundo maior festival de província da capital paulista e pretende reunir mais de 60 mil pessoas nos dois dias de festa.

 De acordo com o presidente da comissão organizadora do festival, Augusto Takeda, o evento é um sonho realizado. “O To-Sa ganha mais espaço a cada ano e estamos cumprindo o nosso objetivo de realizar um evento diferente, voltado, especialmente, para o público jovem”, enfatiza. “Desde a segunda edição a festa faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo e recebe um público maior a cada ano”, completa.

 Com uma programação extensa, a festa destaca a cultura e os costumes da Província de Kochi, além das tradições japonesas e brasileiras. Kochi compreende a parte sul da ilha de Shikoku e possui o maior território e é a menos populosa das quatro províncias da ilha, além disso, cerca de 90% de seu território é montanhoso, apenas algumas áreas, como ao redor da cidade de Kochi e Nakamura, há uma planície costeira.

 “Teremos shows da Banda Uchiná, do Joe Hirata e da Mariana Suzuki, além da apresentação de danças típicas, radio taissô, rizumo kenko taissô, taikô, artes marciais, bazar e workshops de origami, mangá e taikô e também uma área especial para os pequenos, com tanabata matsuri, festival de hashi, brinquedos infláveis e muita diversão para a criançada”, enumera Takeda.

DSC_0068 A abertura oficial da festa, que acontece no sábado, às 15h, contará com um Cerimonial Budista Primordial, desejando um bom ano a todos, e a cerimônia de abertura, que conta com a participação de políticos e diretores da comunidade nipo-brasileira, que participam da quebra do Tarú (barril de saquê), para trazer boa sorte.

 Também não faltarão atrações para os fãs de animê. Estão confirmadas as presenças da Banda Gaijin Sentai, Banda Elíseos, Espaços Temáticos como Maid Café, Star Wars, Batalha Campal, Lolitas, Devas, Fã Clube Power Rangers Brasileiro, Otaku Company, Grupo Mangá Arte, da cidade de Garça, e uma completa área de games.

  “Também vamos realizar pela primeira vez uma das seletivas do Cosplay World Master – concurso internacional de cosplay individual, que tem como objetivo eleger o melhor e mais completo cosplayer do mundo”, revela orgulhoso o presidente da comissão organizadora. Além da Parada Taikô e Cosplay, onde dezenas de tocadores de taikô e cosplayers desfilam pelo evento. Takeda ressalta que a Parada Cosplay é aberta a todos, mesmo para quem não estiver inscrito no concurso. “Nosso objetivo é divulgar a cultura japonesa e entreter o público”, afirma.

 Outro ponto forte da festa é a área da gastronomia, que conta com diversas barracas que trazem o melhor da culinária japonesa, okinawana, brasileira e até de outras nacionalidades. “Quem visitar o evento vai poder experimentar os pratos típicos de Kochi, preparados com todo o carinho pelas senhoras do Fujinkai do Kochi”, ressalta Takeda. Além das já conhecidas receitas da terra do sol nascente como guioza, yakissoba, tempurá, temaki, oniguiri, okonomiyaki (espécie de panqueca japonesa), takoyaki (bolinho de polvo) representando a cozinha japonesa, e acarajé, vatapá cachorro quente e sanduíche de pernil, clássicos da culinária brasileira. O evento também vai contar com food truck e deliciosas sobremesas como sorvetes italianos, com sabores brasileiros, coreanos, trufas, doces franceses, churros e frutas com chocolate.

Informações

 5º To-Sa Matsuri

20 e 21 de agosto de 2016

Das 9h às 19h30

Parque da Água Branca – avenida Francisco Matarazzo, 455 (próximo ao metrô Barra Funda)

Entrada Franca

www.tosamatsuri.com.br