EVENTO: 15 anos de Festival do Japão

0
108

Festa promete novidades e muita cultura japonesa para agitar a capital paulista no mês de julho

Foto João Neto

 

Shows, danças típicas, exposições, cultura e muita gastronomia são o destaque de mais uma edição do Festival do Japão, a maior festa de cultura japonesa da América Latina, que em 2012 comemora 15 anos de sucesso. O ponto de encontro é o Centro de Exposições Imigrantes, na zona Sul da capital paulista, nos dias 13, 14 e 15 de julho.

O festival é realizado desde 1998 pela Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren), que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil, e tem como principal objetivo divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, além de auxiliar entidades e projetos assistenciais. Em sua última edição reuniu quase 200 mil pessoas, nos três dias de evento.

Em 2012, o tema que vai nortear toda a festa é “Sustentabilidade e o futuro da humanidade”, com diversas atividades ligadas a preservação do meio ambiente, tema que é fortemente trabalhado em todas as edições do festival. No ano passado, por exemplo, a festa conquistou o título de primeiro evento brasileiro totalmente sustentável, com certificações internacionais como a Carbon Free (livre de carbono), Mercury Free (livre de mercúrio), Cadion Free (livre de cádium) e Fat Oil Free (livre de óleo saturado). Chancelas que garantem o correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e secos gerados nos três dias de festival.

Segundo a organização da festa, muitas novidades estarão presentes nessa edição durante os três dias de evento. Destaque para a Corrida e Caminhada do Festival e uma exposição especial, comemorando os 15 anos do evento, além de um novo espaço destinado aos jovens. Outras novidades ainda serão anunciadas no site da festa, no qual os interessados também podem concorrer ao sorteio de ingressos, ou comprá-los antecipados, e ainda se cadastrar para atuar como voluntário.

Completam a festa, as atividades mais tradicionais, já conhecidas pelo público cativo do evento, como a área dedicada as crianças e a terceira idade, shows dos principais artistas da comunidade, grupos de taikô e danças folclóricas, o Concurso de Miss Nikkey e a final nacional do World Cosplay Summit (WCS) – o Campeonato Mundial de Cosplay, além da área gastronômica, uma das mais procuradas do festival, com mais de 50 barracas de comidas típicas.

Informações:

15º Festival do Japão

Quando: 13, 14 e 15 de julho de 2012
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ônibus gratuito no metrô Jabaquara
Tel.: 11. 3277-6108 / 3277-8569

www.festivaldojapao.com