CIDADE: CÂMARA MAIS FLORIDA

0
22

Autoridades e comunidade plantam mudas de cerejeiras na Câmara Municipal de São Paulo

Imagens: Gute Garbelotto – CMSP

DSC05924Para marcar as comemorações dos 108 anos da imigração japonesa no Brasil, em junho, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu 11 mudas de Cerejeira, tradicional árvore do Japão, e uma delas, com cerca de 3 metros de altura, foi plantada no jardim localizado à esquerda da entrada do Palácio Anchieta.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo Antônio Donato disse que o ato de plantar uma árvore simbólica para o Japão nas dependências do legislativo paulistano marca a união do povo brasileiro com o japonês. O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, disse que “não há nada melhor do que uma árvore para marcar uma relação de amizade”. Ele ainda explicou que o significado da cerejeira para o japonês é a esperança.

Para o vereador Aurélio Nomura, além de manter os laços já existentes entre Japão e Brasil, o ato representa o reconhecimento dos primeiros imigrantes japoneses que vieram abordo do navio Kasato Maru e desembarcaram no Brasil em 1908. “Plantamos estas cerejeiras como forma de agradecimento àqueles que chegaram para ajudar a construir nosso país com grande dedicação, suor e trabalho”, conta. Além de Nomura, também prestigiaram o evento os vereadores George Hato e Masataka Ota.

A celebração também contou com a presença de Pedro Yano (Presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil) e Hiroshi Konno (vice-presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil) doadores das mudas, dr. Yokio Oshiro (Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Yoshiharu Kikuchi (Presidente da Beneficência Nipo-brasileira de São Paulo – Enkyo), Harumi Goya (Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo), Coronel Yoshio Kiyono (Presidente da Associação Nikkey do Brasil), Yasuo Yamada (Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren) e Yoshishigue Nikan (Presidente da Associação Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista).

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRevista OK 103
Próximo artigoPESCA: INVERNO CHEGOU