Akimatsuri

0
188

Nos dois primeiros fins de semana de abril, Mogi das Cruzes celebrou o Akimatsuri, seu famoso Festival de Outono que já está na trigésima segunda edição. Realizado no Bunkyo de Mogi na Avenida Japão, o evento comemorou a marca de mais de 88 mil visitantes em 4 dias. Muito conhecida, a festividade é considerada uma das mais importantes do calendário nikkey.

O público visitou o pavilhão agrícola, com a exposição e puderam até comprar frutas, verduras e legumes. Na área de apresentações passaram diversos nomes como o Ryuko Taiko Grupo de Fukushima, a cantora Karen Ito, Rick Akio, o grupo de taiko Requios Gueinou Doukoukai, o grupo Heroes Sanshin Band, Joe Hirata, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e a banda Tontonmi. Além da parte musical, apresentações de artes marciais como kendô e tae kwon do, danças típicas, show de ilusionismo e na primeira noite do evento, o concurso Miss Akimatsuri, que selecionou uma participante para o Miss Nikkey.

Na área de estandes, além da parte comercial, com diversas empresas demostrando e vendendo seus produtos, também estavam disponíveis para o público a cerimonia do chá, oficina de origami, shodô (caligrafia), e a parte gastronômica do festival, que traz muitos visitantes para provar a deliciosa culinária japonesa.


Uma atração que para o Akimatsuri com certeza é o Tooro Nagashi, o ritual de soltar barquinhos de isopor com uma vela dentro no lago do Bunkyo. A luz da vela refletida nas
águas escuras, serve para levar e homenagear as almas dos antepassados. No horário programado para esse ritual, a área em volta do lago fica tomada pelos visitantes, todos com o seu barquinho em mãos, aguardando o momento de soltar no lago e fazer uma prece. E é claro eu enfrentei a fila e tive a oportunidade de participar, soltando o meu barquinho, e realizando a minha oração.


Após o Tooro Nagashi,outro momento muito aguardado do evento, o Miss Akimatsuri, esse ano a vencedora do concurso foi Amanda Rika Makiyama Mukotaka, também foram premiadas Alessandra Lika Bacelar Horita (1ª Princesa), Karina Ayumi Suetake (2ª Princesa) e Bárbara Victória Taue de Pontes (Miss Simpatia)